quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

04 de Dezembro

O carro percorria agora solitário a auto-estrada, num fim-de-tarde que escurecia a paisagem num tom laranja.
- Sara, e para onde vamos? - Disse, recostando-me no confortável banco e na óbvia pergunta. Ela sorriu, com o mesmo sorriso de olhos negros que me viu aproximar do carro, na agora já distante, Praça da Reconquista.
- Pois, também não sei... - Ri com a resposta.
- E quanto tempo será a viagem a esse lugar que não sabes?
- Obviamente que também não sei... - Disse sorrindo, enquanto, pela primeira vez me olhava de frente. Continuou:
- Mas Luís, alguém, como tu, que aceita um simples convite para uma viagem com alguém que desconhece, não se deve preocupar com esses, digamos, detalhes. Certo? - Sorriu, novamente, e novamente os olhos pretos agora ainda mais desconcertantes.
- Bem, não sei se serão exactamente detalhes... – Ironizei, enquanto novamente voltava a olhar para a frente, para um estrada cada vez mais intrigante.
- Mas para que saibas, existe um plano, uma espécie de desafio ao destino.
-
Como assim?
- Sim, um plano. E agora vais perceber que eu sou completamente louca. - Riu novamente com ironia e continuou:
-
Sabes, queria fazer uma viagem que fosse o mais próximo possível de um acaso, e para isso precisava de ti?
- Não entendi...
- Pensei em fazer uma viagem começando em Lisboa. Quando chegasse a uma terra em que a primeira letra começasse por S, porque o meu nome é Sara, no cruzamento seguinte, em que houvesse indicações para várias terras, viraria para o dado direito. Quando houvesse uma terra que iniciasse o nome por uma outra determinada outra letra, viraria à esquerda. - Estava meio atordoado com a estranha explicação e, desta vez, com a solenidade com que foi dita. Continuou:
- Ora, não percebeste, pela letra inicial do nome da pessoa que o acaso me levaria até este carro. - E sorriu novamente, agora apercebendo-se do meu espanto.
- Portanto, a letra L do meu nome..
- Exacto, quando aparecer uma terra que inicie por L, no cruzamento seguinte com indicações para várias terras, deveremos virar à esquerda. - Recostei-me novamente e percebia agora que ela se sustinha para não rir desalmadamente, divertia-a profundamente o meu ar de espanto. Fiz algum silêncio por momento.
- Mas Sara, continuando assim iremos acabar…
- Certo, muito provavelmente junto ao mar, em alguma parte da costa.
- Exacto, mas quanto tempo levará isso? Não sabes, certo?
- Certo..!

- Pois, que raio de pergunta a minha... - Acompanhado de um sorriso que novamente se sustinha ao meu lado, a noite caía agora, mais incerta e fascinante que nunca.

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Assim de repente: um conto online onde escrevem dois estranhos, que se encontram apenas num blog, na época mais deprimente do ano.